09/02/2012

rede alerta: em busca da integração das lutas populares

No dia 28/01, sábado, a Rede Alerta contra o Deserto Verde reuniu-se. O encontro foi na sede do Sindicato dos Bancários, centro de Vitória.

A Rede Alerta surgiu no Espírito Santo,  no ano de 1998, com a proposta de fazer a denúncia e o enfrentamento contra os malefícios provocados pelas monoculturas, mais especificamente a monocultura do eucalipto, que é a praga ambiental que mais afeta o Espírito Santo - que está sendo transformado num verdadeiro deserto verde, para usar a  famosa expressão do biólogo capixaba Augusto Ruschi, daí o nome do movimento. 

O movimento cresceu, atraindo militantes e comunidades afetadas pelas monoculturas de estados vizinhos: Minas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e outros mais distantes.  Houve inclusive um encontro de caráter nacional, em 2005, com presença de militantes de 06 estados.

A Rede Alerta não tem, até o momento, nenhuma Coordenação eleita formalmente, nem estatuto definindo hierarquias e atribuições, ou seja, não é uma entidade no sentido técnico, é mais, como o próprio nome diz, uma rede informal, horizontal e autônoma de movimentos populares. Acabou-se constituindo como uma espécie de articuladora de diferentes movimentos do campo e da cidade. Assim quanto mais intensas as atividades dos movimentos campo/cidade, mais intensa a demanda pelas  ações da Rede Alerta, e vice-versa.

Pode-se dizer que, até 2005, houve uma atividade mais intensa da Rede, já que até então havia uma maior mobilização por parte dos moviemntos populares. Com o relativo descenso das lutas populares, verificado nesta década, também a Rede passou a  ser menos solicitada, o que não significa que ela tenha perdido em o seu ímpeto e os seus objetivos.

Outro fator lembrado no encontro foi o caráter propositivo da Rede Alerta ao longo desses anos, ou seja, as suas ações não se reduziram a  apenas fazer denúncias contra os danos da monocultura e do poder econômico que se alimenta dessa monocultura, houve também propostas de soluções, projeto , alternativas  concretas para as comunidades mobilizadas.

No encontro de sábado, falou-se muito da necessidade de uma maior organização interna da Rede, pricipalmente com a aprovação e divulgação de uma espécie de Carta de Princípios e com a eleição de uma Coordenação Executiva.  Isso, em princípio, daria mais visibilidade e credibilidade à Rede, o que permitiria uma  presença mais intensa e mais articulada junto aos movimentos populares.

Mas,  por ora, de concreto o que a plenária da Rede Alerta definiu foi um  novo encontro, em 24 de março, para se dar mais legitimidade a essas iniciativas. A proposta é de um reunião mais ampla, em nível estadual e com a contribuição de militantes de outros estados. O local ainda será definido e outros detalhes do Encontro estão sendo debatidos em reuniões abertas, a  primeira tendo acontecido no dia 03/02, na UFES, conforme comunicado enviado pela Rede aos participantes do Encontro de 28/01,  e que reproduzo abaixo. Quem se interessar por mais informações escreva para helgomes@uol.com.br.

Mensagem da Rede Alerta
"Companheiros
Devem ter observado que temos novas companhias nesta Lista. Várias pessoas que ainda não haviam participado de nossas atividades apareceram na última reunião, sábado, a qual contou com a presença de 24 militantes. Fizemos alguns exercícios em grupo e propomos entre outras coisas, um encontro estadual da Rede Alerta, para o dia 24 de março próximo, com contribuições de convidados/as daqui e de outros estados. A pauta básica será a organização de uma agenda de atividades e distribuição de atribuições em torno da integração das lutas populares, especialmente aquelas voltadas para o combate à expansão dos grandes investimentos do capital, para a denúncia de seus prejuízos socioambientais e para a difusão da solidariedade e do intercâmbio entre as comunidades atingidas. A proposta é convidarmos os movimentos populares e as representações das comunidades em luta na atualidade capixaba para a construção de uma mobilização comum no campo e na cidade. O formato do encontro ficou como objeto de um grupo de trabalho, que se reunirá na UFES-CCJE, no dia 03/02, às 16 horas."

***************************

Essas preocupação da Rede Alerta, em colaborar para uma maior integração das lutas populares, é muito benvinda, num momento oportuno, quando se discute até mesmo um postura mais engajada - na luta pelas transformação das estruturas de poder - até mesmo para o Fórum Social Mundial, que ocorreu agora em janeiro, em Porto Alegre. Oportunamente, esse blog trará alguns textos acerca dessa discussão sobre o papel do FSM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário