06/02/2012

agora é no brasil inteiro

Dia NACIONAL de luta contra o aumento tarifário!


Neste ano, Teresina foi a primeira a cidade a chamar  atenção, em escala nacional, para manifestações populares contra as tarifas de ônibus abusivas, contra a má qualidade do transporte público  e contra a falta de transparência nas concessões desse mportante serviço para a iniciativa privada.

Logo em seguida foi a vez de Vitória do Espírio Santo, que já tinha dado aguerrida demonstração de enfrentamento em junho de 2011(esclarecendo que essas não foram as primeiras cidades a realizar  as mobilizações neste ano,  como se pode ver aqui).

E, agora, dando sequência a este efervescente início de 2012 (efervescente não apenas em relação à luta pelo transporte público), o movimento se articulou em nível de Brasil, como o objetivo de construir o Dia NACIONAL de luta contra o aumento tarifário!.

Ao que tudo indica, essa proposta de uma mobilização unificada não surgiu de nenhuma entidade ou nenhum movimento específico; foi, mais uma vez, uma articulação efetivada  e divulgada através das redes sociais presentes na internet, Facebook principalmente.

Vale registrar uma iniciativa interessante, e que não ficou somente em mobilizações promovidas pela rede virtual: na cidade de Guarulhos (Grande São Paulo) o movimento pelo transporte público realizou, já no ano passado, um plebiscito popular sobre a questão, que com certeza deve ter envolvido diversas entidades dos movimentos sociais e populares, além de grande parte da população, é claro. Sem dúvida, uma excelente tática para que o movimento não seja visto como iniciativa apenas de estudantes.

Mais informaçõessobre o plebiscito, contato pelo facebook com Thiago Santos, de Guarulhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário