08/11/2011

vamos enterrar o erro?


Nos trechos abaixo, mais um lúcido retrato dos sintomas de um mundo adoentado, de um projeto de civilização que se esgotou  e  precisa ser urgentemente substituído.
Com certeza que  a Rebelião dos Povos e o movimento Ocupe o Mundo terão uma participação insusbstituível no enfrentamento contra esse projeto decadente e doentio e na consequente construção de um novo projeto de civilização e de uma nova forma de organização social e econômica para  a humanidade. 
Vamos ajudar a enterrar este erro, este absurdo afastamento da razão e da harmonia em que está perigosamente se tranformando a existência da humanidade, vamos ajudar a atender ao comovente e silencioso apelo do jovem da foto acima.

 
*******************
Europa: o Estado do mal-estar social (trechos)

O enterro da Europa social percorre o noticiário econômico há anos, mas nas últimas horas os dobrados fúnebres ecoam decibéis cada vez mais sombrios. Grécia dobra a aposta na ortodoxia; Itália vai às cordas na rendição aos mercados; Sarkozy anuncia novos cortes de gastos e o aumento na idade mínima da aposentadoria. (...)

(...)A Europa é o epicentro da crise do capitalismo;num certo sentido, é, também o epicentro da crise da civilização em nosso tempo. A perspectiva de uma vitória avassaladora da extrema direita ortodoxa na Espanha, nas eleições gerais do próximo dia 20, soa como um Rubicão histórico. A reiteração doentia da lógica e das forças que originaram a crise e sucessivamente, fizeram-na predominar desde a periferia até o coração rico do euro evidencia a deriva de um mundo em que os interesses dominantes não tem mais nada a propor, exceto edulcorar a morte de uma época com a repetição catatônica da receita do mal-estar social.

Novos atores e novos partidos terão que ocupar a cena para interromper o cortejo da regressividade e da violência econômica e retomar assim um processo civilizatório, do qual o Estado do Bem -Estar Social europeu já foi um dos pilares mais admirados.

O texto em sua íntegra está em carta maior


Um comentário:

  1. Só pra dizer, o tal "estado de bem estar social" europeu foi a causa da ruína da europa. O estado não pode ficar sustentando todo mundo, eles tentaram e se ferraram com isso.

    ResponderExcluir