18/11/2011

retratos da barbárie - 1

No dia 08/11, em Serra, ES, após se envolverem num acidente de trânsito, o policial Saulo Oliveira de Souza simplesmente executou, com quatro tiros, o caminhoneiro Antônio Rodrigues . O fato reflete que continua cada vez mais preocupante o despreparo e a arrogância dos membros das forças policias e repressivas, no Espírito Santo, no Brasil e em qualquer parte do mundo.

A angústia, o individualismo, a pressão profissional e social, o relativismo de valores como o respeito à vida e ao outro, tudo isso e tantos outros fatores agem sobre todos nós, de maneira qualquer um pode responder de forma irracional e instintiva quando confrontado com situações potencialmente hostis ou estressantes. Seja numa fila de banco, numa repartição pública - com seu clássica e arrogante lentidão -, seja num acidente de trânsito, o fato é que podem despertar em nós forças e pulsões que geralmente não condizem com nossa formação, nosso comportamento cotidiano, enfim, nossa atitude perante a vida e as pessoas. Enfim , estamos sujeitos a ser, ao emmso tempo, agenets e vítimas da bárbarie, que cada dia avança mais nas nossasa vidas e nossas cidades, em razão da insanidade do atual sistema social.

Se já é preocupante essa propensão para a irracionalidade no caso de civis, ela se torna extremamente perigosa, quando os potenciais agentes e vítimas da barbárie (os membros das forças policiais e repressivas) têm, devido à profissão, a posse de armas, as técnicas de seu uso e a liberdade para utilizá-las em qualquer hora do dia. Foi o que aconteceu no caso do policial assassino Saulo.

O mal já foi feito. Investigações, denúncias, processos, indignações: nada evitará que casos como esse voltem a acontecer. Essas louváveis, mas no mais das vezes impotentes tentativas de humanizar ou reformar o sistema, não são e nunca serão suficientes para estancar e eliminar barbárie que se acerca de nossas vidas. Será preciso ir até a fonte da bárbarie que, todos sabemos, está na insanidade e na decadência desse sistema social. Somente com a sua urgente destruição e substituição é que teremos a chance de evitar o aprofundamento da barbárie e a lamentável repetição de tragédias como a do trabalhador Antônio Rodrigues, provocada por impensadas e arrogantes ações como a desse infeliz policial.

Por tudo isso, por todos esses retratos da bárbarie - que infelizmente ainda veremos muito e por muito tempo - é que é extremamente legítima e benvinda, extremamente necessária e possível, a atual Rebelião Planetária e o futuro Pacto dos Povos, que têm dado seus primeiros e fascinantes passos através dos vibrantes movimentos Ocupa, espalhados pelo planeta afora - e fartamente registrados e apoiados por este blog, desde os seus inícios em fevereiro deste ano e desde os primeiros levantes do povo grego em 2008 (levantes que certamente contribuíram muito para o advento das manifestações deste ano).
Vida longa à rebelião Planetária!!!!
O contrário é desinformação, medo do novo ou anestesia do pensamento e da vontade.
****************

Mais detalhes acerca do triste episódio em:


veja também a Nota Pública do CEDH_ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário