03/11/2011

a primeira e grandiosa vitória

Os acontecimentos envolvendo a crise do capitalismo e a Rebelião Planetária continuam a se suceder - e a surpeender - numa velocidade inesperada. Avançam as ocupações e enfrentamentos nos Estados Unidos, consolidam-se os protestos no Brasil -  além de São paulo, ocorrem acampamentos em várias outras cidades. 

Mas  a notícia do  momento é de fato a decisão do primeiro ministro da Grécia, Giorgios Papandreau, de convocar um referendo para que o povo grego possa decidir, de forma livre e autônoma,  se aceita o desumano e descarado pacote de austeridades imposto pela União Européia e pelo FMI.

Pode até ser que o referendo não aconteça, pode ser que seja barrado pelo parlamento grego, pode ser que até mesmo que Papandreau perca o cargo de primeiro ministro, se perder o apoio de seu partido e se continuarem as furiosas e desespetradas pressões dos países da Zona do Euro. Pode também ocorrer apenas um referendo de fachada, fraudado, ou algo assim, de forma que o povo grego não possa se manifestar realmente com autonomia e lucidez.

Pode ocorrer qualquer uma das posssibilidades acima ressalvadas, mas o que não pode ser esquecido: foi uma primeira e grandiosa vitória da Rebelião dos Povos. Com certeza que essa discussão, acerca do hipócrita e arrogante pacote de austeridades da UE e do FMI, jamais teria ocorrido se não fossem as impressionantes e heróicas manifestações populares do povo grego, que começaram já no distante 2008.

Aliás, nunca é demais lembrar que todas essas manifestações que explodiram em 2011 (seja nos países árabes, na Europa, nos EUA ou no Brasil) são tributárias dessas manifestações dos gregos nesses dois últimos anos. A propósito da decisão de Papandreau, que deixou atônitos, desesperados e raivosos os dirigentes europeus das mais diversas correntes políticas (inclusive os 'socialistas' da Grécia), leia:

E, abaixo, uma notícia de agora há pouco (12:38 h), e já esperada, acerca da possibilidade Papandreau cancelar a proposta de referendo pra o povo grego se manifestar: 

Mas não importa se  o referendo não acontecer, a simples possibilidade de sua realização, ainda mais vinda de parte do primeiro ministro, certamente que dará um novo alento  à luta do povo grego e dos povos em rebelião mundo afora.

Por falar em rebelião planetária, veja abaixo imagens da vibrante manifestação de Oakland na semana passada, 26/10: http://rscoelho.blogspot.com/2011/11/imagens-da-rebeliao-planetaria-oakland.html

Em breve, imagens e informes sobre  a nova manifestação que oorreu em Oakland nessa última noite (quarta para quinta). E também sobre o Ocupa São Paulo, que sábado completará 03 semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário