29/11/2011

ocupe a periferia: carta aberta da fec

Conforme já comentado aqui  e aqui, parece que um dos desdobramentos (não o único, registre-se) dos movimentos Ocupa terá que se dar pela integração com as lutas populares já existentes, sob o risco de se esvaziarem antes mesmo de cumprir a sua principal tarefa, que é a de de ajudar a provocar o despertar das massas ainda anestesiadas e ainda ignorantes da barbárie que nos ameaça. 

Essa iniciativa da FEC - Frente de Estopim Comunista é, com certeza, uma das atitudes pioneiras neste sentido. Independendente do grau de sucesso da Ocupação Lavras, ou da duração temporal da integração entre movimento Ocupa e movimento dos sem teto,  o que importa é o avanço na compreensão do potencial e das tarefas dos  movimentos Ocupa, o que importa é a lucidez demonstrada pelo grupo. Afinal, todo movimento que se aproxima da lucidez e da verdade de seu tempo, tem muito mais possibilidades de frutificar e permanecer. Tem muito mais possibilidades de superar as contradições e dificuldades exigidas para realmente se colocar em prática os fascinantes  e ousados - mas também exigentes  e desgastantes - horizontes almejados pelos movimentos Ocupa.

**************************
Carta aos Movimentos Sociais, Políticos, Sindicais e Populares de Luta
Nós, da Frente Estopim Comunista - Exército do Povo, estamos vindo por está carta solicitar apoio a todos os movimentos sociais, políticos, sindicais e populares que estejam do lado da classe trabalhadora nas trincheiras da luta de classes. Somos um coletivo de militantes que estamos acampados na Ocupação que está ocorrendo em Guarulhos-SP.

Desde o dia 29 de outubro um movimento popular, criado por lideranças orgânicas do movimento de moradia na cidade, e que não possuem ligações com movimentos organizados, iniciaram a ocupação da região do Jardim Santo Expedito, próximo aos bairros do Lavras e Soberana. Nós militantes da FEC-EP, ao observarmos a Ocupação, resolvemos acampar na área para iniciar um projeto de construção de uma resistência politica, cultural e social. Construímos um Barracão com o objetivo de servir como um espaço de convivência coletiva, cozinha comunitária, escola de educação popular, biblioteca, rádio poste, espaço cultural, entre outras atividades.

Seguimos uma tendência internacional de Ocupações realizadas pelos movimentos anticapitalistas que ocuparam praças, ruas, prédios, universidades e escolas por muitos países do mundo, em destaque a Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália, EUA, Chile e São Paulo. Apoiamos o movimento Ocupa Sampa e realizamos aqui em Guarulhos o que chamamos de Ocupe a Periferia. O intuito é abrir a perspectiva da necessidade dos movimentos de Ocupações se atrelarem intimamente com os movimentos sociais já existentes, como o dos sem teto, sem terra, do passe livre, da educação pública, o movimento operário e estudantil, entre outros. Na Espanha, os Indignados aos serem postos para fora das praças, passaram a se incorporarem com os sem-teto, passando a ocupar prédios vazios.

Queremos contar com o apoio político dos movimentos de luta, pois somos uma Frente e queremos que as organizações de esquerda somem nesta Frente que pretende construir uma forte resistência nesta área. O Espaço é coletivo, todas as organizações serão bem recebidas. E precisamos também do apoio financeiro, porque a nossa ação se esbarra nos limites do capital. Queríamos poder estar mais consolidados na área, mas por falta de dinheiro estamos construindo de acordo com nossas forças. Segue no documento fotos do nosso barracão. É importante reforçar que não temos nenhuma ligação com as lideranças dos sem-teto e que eles são reconhecidos pelo povo pela ação. Conseguimos conquistar respeito e deixamos claro para as lideranças que estamos na área para realizar trabalho social e voluntário. Não temos pretensão de liderar o processo e sim ser um ponto vermelho de resistência social contra a opressão capitalista e suas ideologias massacradoras. "

FEC-EP : Frente Estopim Comunista – Exército do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário