17/11/2011

nunca duvide

Mensagem de resistência e de celebração,  divulgada pelo Ocupa Belo Horizonte, no dia em que completou um mês de ocupação na Praça da Assembléia.  

15N,  por ocupabh

Nunca duvide que um grupo pequeno de pessoas determinadas pode mudar o mundo, porque é assim que sempre acontece. Não duvide que de uma única flor pode brotar toda a Primavera, porque foi assim que aconteceu: um jovem árabe ateou fogo a si mesmo e de sua morte nasceu a Revolução de Jasmin, os jovens árabes que se reuniram na Praça Tahir e derrubaram um ditador inspiraram os espanhóis a tomar a praça Puerta del Sol com sua indignação. O sol dos indignados, de tão intenso, brilhou até no lugar mais escuro: o centro financeiro dos Estados Unidos, Wall Street, de onde os 99% de americanos emitiram um chamado: derrubem os muros, ocupem as ruas.

No dia 15 de outubro de 2011 as praças foram tomadas, as ruas foram ocupadas. Aqui, muito perto de você, existe uma Assembleia, uma praça, e uma ocupação. Muita gente que só fica em casa, em frente ao computador e à televisão, ainda não sabe, porque a revolução não será televisionada. Nem tweetada, nem compartilhada pelo Facebook: a revolução está na praça, e ela só pode ser vivida.

Nós gritamos para os parasitas instalados naquela outra Assembleia, aqui em frente: Não nos representam. Nós queremos não uma República de fachada, proclamada por generais em 15 de novembro, queremos Democracia, real, horizontal, participativa, inclusiva. E não estamos há um mês na praça jogando essas palavras ao vento: aqui e nas outras ocupações do mundo nós vivemos diariamente estes princípios, enfrentamos no cotidiano as dificuldades de manter uma comunidade sem lideranças ou hierarquia, de trabalhar com uma inteligência coletiva e adotar a solidariedade no lugar do individualismo. Esse desafio gera desgaste, cansaço, há conflitos e frustração. Mas, acima de tudo, há nos corações de cada um a certeza de que a mudança chegou, e a felicidade de estarmos vivendo este momento.

E queremos essa felicidade e completude para todas as pessoas lá fora, que ainda acreditam que estão sozinhas em meio à multidão: nossas mãos estão estendidas.
15 de outubro não é uma data, um protesto, um acampamento, uma ocupação: é todo um mundo novo que já começou.
15 de novembro, algumas semanas, um mês. Para nós, o tempo de uma vida.

Parabéns,
#OcupaBH
OcupaSampa
OcupaRio
OcupaSalvador
OcupaCampinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário