16/11/2011

é hoje: ocupa vitória

Aconteceu ontem à noite, na sede da Missões Avalanche (centro de Vitória), a reunião de preparação para o Ocupa Vitória, com o comparecimento de cerca de 50 pessoas. 
Foi mantido o local da Ocupação,  qual seja, em frente à Assembléia Legislativa e ao Shopping Vitória (veja postagem anterior). Na primeira assembléia do movimento, marcada para hoje à noite, será decicido se o acampamento continua no mesmo local ou se irá para alguma praça: Costa Pereira, Getúlio Vragas, Praça dso Namorados, Praça Pio XII, etc.
********************
Foi importante essa abertura para a possibilidade mudança do local e da própria pauta do  moviemnto. Assim, o movimento, já no seu início, não perde aquela caracterítica de autonomia e de democracia direta, que tem caracterizado os movimentos Ocupa, pelo Brasil e pelo mundo afora.
Aliás, ficou esclarecido, pela comissão provisória da organização, que a escolha do local e da programação, divulgadas há já quase duas semanas através do Facebook, não tinham a pretensão de serem definitivas, eram apenas um primeiro passo, uma espécie de provocação para que as pessoas se manifestassem.  
Ou seja, não houve em nenhum momento a presunção de se construir um movimento já direcionado por pessoas ou entidades. Os rumos do movimento estiveram  em aberto na reunião de ontem, como continuarão em aberto, a partir da assembléia de hoje.
********************
Outro registro: percebi uma certa resistência do movimento em  ser automaticamente apontado apenas como mais um movimento Ocupa. Os participantes entendem que o Ocupa Vitória não tem que necessriamente ser visto uma espécie de 'filial' dos movimentos de Madri, de Wall Street, de São Paulo, de BH ou do Rio. Lembram que a questão das ocupações sempre foi esteve na pauta e nas ativiadaes dos movimentos sociais efetivamente autônomos aqui do Espírito (veja aqui, aqui e aqui algumas postagens sobre o Movimento Contra o Aumento e sobre A Marcha da Liberdade, em junho desse ano)
Também não se trata de negar a óbvia e inevitável  afinidade com todos esses ousados e fascinantes movimentos que têm eclodido mundo afora. Trata-se  apenas de preservar uma identidade própria, de decidir, no dia a dia, e com os partcipantes do movimento, quais os rumso e bandeiras o movimento deverá ter.  
********************
No mais, decidiram-se várias questões práticas: criação das Comissões de Estrutura e de Comunicação, confecção de panfletos e cartazes, relação de pessoas que se comprometeram a estar no Acampamneto em tais e tais hotras, formas de atrair as pessoas para conhecer o acampamento e suas propostas, preparação de um sopão na Missões Avalanche para ser levado ao local do Acampamento, entre outras questões de natureza operacional.
Também foi decidida uma importante ação de junto à poulação: promover a liberação das catracas de alguns dos inúmeros  ônibus que param no ponto em frente ao shopping e à assembléia. Certamente essa ação direta atrairá a simpatia da maioria da população, tal como ocorreu durante o movimento de junho. Com essa iniciativa logo no seu primeiro dia de Acampamento, o Ocupa Vitória certamente terá um impacto bastante forte na mídia e na população.  A conferir. 

À noite, provavelmente terei imagens e vídeos do Acampamento para postar. 

Um comentário: