07/11/2011

diário do ocupa bh

No Brasil, além de São Paulo, no dia 11.11.2011 o movimento Ocupe as ruas, ocupe o mundo acontecerá em diversas outras cidades. Uma delas certamente será Belo Horizonte, cuja ocupação, tal como em Sampa, já dura 22 dias - iniciou-se no histórico 15 de outubro, dia da primeira mobilização planetária da história.

Publico abaixo um trecho do diário da ocupação em BH. Chama a atenção a convivência entre o Ocupa BH e a Ocupação Dandara,  que é a luta dos moradores da comunidade Céu Azul, bairro de Belo Horizonte, próximo à Lagoa da Pampulha.

A ocupação ocorreu em abril de 2009 e se deu num terreno abandonado desde a década de 70 pela Construtora Modelo. Essa construtora tem dívidas de impostos de cerca de 70 milhoes de reais, segundo os líderes da Dandara, portanto a luta é para desapropriar um terreno (que, juridicamente, já deveria estar na posse do poder público) para se erguerem nele moradias para aqueles que delas precisam. Mais sobre Dandara aqui.
Veja também Ocupar a periferia

***************************************
Diário da Ocupação – 07/11/2011 - 22º dia
Domingo de manhã a praça costuma estar cheia e hoje não foi diferente. A oficina do circo e a biblioteca voltaram a fazer sucesso, inclusive novos livros foram doados. Novas pessoas apareceram hoje e debates espontâneos foram surgindo. O assunto do vídeo fase 2 do Anonymous foi muito comentado também.

Com a chegada de novas tintas, a oficina de pintura ” Seja bem vindo, doe uma idea” voltou a funcionar. Mas a tinta ja acabou novamente.Estamos planejando a agenda de sábado para ficar pronta amanhã e começarmos a divulgar.
Recebemos a mensagem de um dos integrantes da OcupaBH que passou o final de semana na ocupação do Rio. Novas ideias virão pra melhorar nosso acampamento.

Muitas pessoas do acampamento foram pro show do Graviola, no Comunidade Dandara, e com isso não realizamos muita coisa hoje, mas contatos com diversos grupos foram feitos no Dandara para apresentações e oficinas no nosso acampamento. Falando em Dandara, não custa lembrar que amanhã terá a votação do projeto de desapropriação do terreno da Contrutora Modelo, ao qual a Comunidade Dandara ocupa. Quem puder ir na parte da manhã pra fazer pressão, ajudará muito.

Que venha a segunda-feira e o começo do novo ciclo
Unificação e Educação !

transcrito do blog ocupabh

Nenhum comentário:

Postar um comentário