04/06/2011

: versão dos estudantes - rebelião no ocidente 8


VERSÃO DOS ESTUDANTES DE VITÓRIA
Relato enviado ao blog por Larisa Ferreira Mendonça e publicado em toda a sua íntegra  e espontaneidade, apenas com  correções gramaticais e ortográficas

Bom, começando: o protesto começou há mais ou menos 6 meses, porém não houve retorno do governo para um possivel dialogo. Decidimos (todos os estudantes) que fariamos um novo protesto, porém diferente, desta vez pararíamos a Grande Vitória, a fim de podermos ter uma chance de esclarecer e resolver os problemas de nosso transporte coletivo com o Sr. CASAGRANDE.

Todos os estudantes entraram em acordo de que não haveria líderes, muito menos intermediadores governamentais ou estudantis desta vez...Para que ninguém fosse culpado ou responsabilizado por nossos atos, que foram coletivos!

Nesta quinta-feira, dia 2, cumprimos com nosso objetivo, (que era público e foi divulgado). Fechamos uma das avenidas em frente ao Palacio Anchieta, os estudantes esperaram para que CASAGRANDE desse as caras, mas infelizmente ele estava em Brasilia, conversamos com ele e ele disse que mandaria seu VICE... O BME ja estava no local desde as 8:00h, porém sem interferir, e aguardando ordens do CASAGRANDE.

O protesto era pacifico e estava de acordo com a constituição!

As 10:00h, O VICE DE CASAGRANDE e os PROTESTANTES que não eram apenas da UFES e estudantes, mas também havia pessoas da população e usuários do transporte, fizeram um acordo, nós protestantes abriríamos uma das avenidas, já que neste horário avíamos interrompido as duas avenidas, para que o VICE governador pudesse chegar ao Palácio Fonte Grande, aonde haveria uma possivel negociação com os protestantes às 11:30.

O horário não foi cumprido pelo vice governador, e esperamos mais 40 minutos, às 12:10 ainda com uma das avenidas interditadas ele disse que demoraria e só chegaria as 13:30, e que deveriamos escolher 10 pessoas comuns para negociar com ele -  NAO HAVIA LÍDERES!

As 13:10h, enquanto as 10 pessoas seguiam para o Palácio da Fonte Grande o governador CASAGRANDE deu ordem para que o BME tirasse os protestantes do local a força. Houve um pequeno dialogo entre um manifestante e um dos policiais, aonde o estudante disse que o protesto era pacifico e protegido por lei, que ele não deveria atacar, porém o policial disse que as ordens vinham do Governador para que ele acabasse com a "baderna" custasse o que fosse! (Palavras do policial)

As dez pessoas que estavam a caminho do Palácio Fonte Grande, não conseguiram chegar pela violência dos policiais, e as pessoas que estavam em frente ao Palácio Anchieta se sentaram no chão e levantaram as mãos com a frase: "POLÍCIA PRA LADRÃO, PRA ESTUDANTE NÃO".

Um protesto pacÍfico se tornou uma guerra civil, por parte do BME, que usou bombas de efeito moral, gases de pimenta e balas de borracha. Muitos estudantes se feriram e correram, alguns que foram atingidos e atordoados, para se proteger, se muniram de pedras e atacaram os policiais.

Toda a população correu para se proteger dentro do Palácio Anchieta, que estava fechado, os policiais nao hesitaram e atacaram o Palácio com bombas de efeito moral e balas de borracha, quebrando os vidros e telhados do Palácio, estutantes nao conseguem jogar pedras do telhado, nao é? Poucas pessoas da população, revoltadas com a situação, começaram também a jogar pedras no Palácio, porém reforço o que digo, a polícia atacou o Palácio Anchieta, os protestantes chegaram a pegar as bombas de efeito moral jogadas no Palácio, para servirem como prova de que foram eles que começaram a quebrar os vidros, entretanto os policiais viram e pegaram os protestantes que estavam pegando as balas e bombas jogadas no chão e os atacaram e bateram, tirando de suas mãos todas as provas!

Com o ataque o protesto tomou rumos inesperados e proporções enormes!
Aonde esta essa democracia que consta em nossa Constituição, heim CASAGRANDE???... Pois pra nós sua atitude foi de uma ditadura militar!
Aonde está o direito do povo da Grande Vitória, aonde está o direito do povo de Aracruz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário